Pular para o conteúdo principal

Os aromas do vinho

   Todo enófilo que se preze sabe que, para se desfrutar ao máximo das sensações que o vinho pode nos proporcionar, a taça deve ser girada para a maior liberação dos aromas presentes na bebida dos Deuses. O que muitos não sabem é que estes aromas podem nos ajudar muito a identificar não apenas o tipo de uva utilizada na produção daquele vinho, como também algumas técnicas utilizadas no processo de vinificação e até mesmo a idade do vinho.
   Durante a análise olfativa, podemos identificar três grupos de aromas, os primários, os secundários e os terciários. Os aromas primários são aqueles existentes no vinho que acabou de ser fermentado e podem ser próprios da uva ou originados do processo de fermentação. Em sua maioria, são aromas frutados, como as frutas cítricas, o pêssego e a maçã verde nos vinhos brancos e o morango, a ameixa e a framboesa em vinhos tintos. Em regiões muito quentes, onde a uva amadurece muito rápido, podemos sentir aromas de frutas cozidas ou secas. Algumas uvas trazem alguns aromas primários específicos que ajudam na sua identificação como a pimenta preta da Syrah, a menta da Cabernet Sauvignon ou o floral da Moscatel. Em regiões de solo muito mineral, as uvas podem trazer para os aromas do vinho esta mineralidade e, ao cheirar a taça, você pode se lembrar do cheiro da chuva ou pensar nas pedras molhadas de um riacho.
   Os aromas secundários são provenientes das decisões tomadas pelo enólogo após a fermentação. Os vinhos envelhecidos em madeira, por exemplo, podem exibir aromas de baunilha, tostado, coco, café, chocolate e até mesmo da própria madeira. Uma outra decisão tomada pelo enólogo e que pode afetar os aromas do vinho é o contato prolongado com as borras criadas pela leveduras mortas após o processo de fermentação. Esta técnica, muito utilizada na produção de espumantes e vinhos brancos, aumenta a complexidade dos aromas adicionando notas de panificação, fermento e torrada. Além disso, a fermentação malolática, muito utilizada para se transformar o ácido málico presente na uva em ácido lático, que é menos agressivo ao paladar, pode adicionar aromas de manteiga e queijo.
   Os aromas terciários são provenientes do envelhecimento do vinho e formam o famoso Bouquet. Este processo pode ser oxidativo, quando o vinho passa por um longo período em barricas. A madeira permite a entrada de oxigênio através das suas porosidades acelerando o processo de envelhecimento e adicionando aromas de amêndoas, nozes e caramelo ao vinho. Também existem os aromas terciários provenientes do envelhecimento em garrafa. A medida que o vinho envelhece, os aromas frutados vão sendo substituídos, a madeira fica mais integrada e os seus aromas cada vez mais sutis, e vão surgindo notas de couro, terra, cogumelos, carne e tabaco nos vinhos tintos e notas de petróleo, canela, gengibre, noz-moscada, frutos secos e mel nos brancos. Quanto mais envelhecido o vinho, menor a quantidade de aromas primários e maior a quantidade de aromas terciários. Mas vale lembrar que nem todo o vinho deve ser envelhecido. A maioria dos vinhos são produzidos para serem consumidos jovens e não suportariam bem o envelhecimento. Os vinhos de guarda são apenas uma pequena parcela da produção mundial e, geralmente, custam caro. Mas se você estiver disposto a investir e tiver paciência para esperar, terá grandes recompensas sensoriais!
   Vou ficando por aqui e quero avisar que estarei ausente no próximo mês e espero voltar com novidades. Uma ótima semana a todos e até a volta! Saúde!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Outras cinco curiosidades sobre videiras, uvas e vinhos

  Conforme prometido na publicação anterior, hoje vou falar sobre mais cinco curiosidades do mundo dos vinhos. Para manter uma sequência na leitura, no texto anterior falei sobre origens e produção e hoje vou falar de curiosidades sobre as videiras, envelhecimento do vinho, degustação e benefícios da bebida dos deuses à nossa saúde.   6- Tipos de uvas próprias para a produção do vinho   Existem cerca de 1000 espécies da Vitis Vinífera, videiras que produzem uvas próprias para a produção de vinhos, mas apenas cerca de 50 espécies são mais utilizadas e difundidas pelo mundo. Entre as castas mais conhecidas podemos citar:  Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Malbec, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, entre outras.   Muitas são castas autóctones e são produzidas apenas na sua região de origem. Portugal, apesar do seu pequeno tamanho, é um dos países com maior número de castas autóctones, sendo contabilizadas cerca de 300 castas. Além da grande diversidade, os portugueses são muito c

Diamantina - Terra de vinhos, queijos e a famosa hospitalidade mineira.

   Recentemente, passei por belas experiências de aprendizado em vinícolas, algumas distantes e outras bem pertinho daqui. Estas viagens vão render muito assunto pra matérias aqui no Vinho às Claras. Como sou uma entusiasta dos vinhos nacionais, resolvi começar falando da última viagem, realizada a pouco mais de uma semana para uma cidade bem próxima, a apenas 296 km de Belo Horizonte, Diamantina.    A algum tempo atrás, publiquei um artigo falando sobre os vinhos de Minas e a técnica da dupla poda. Agora tive a oportunidade de visitar e ver pessoalmente o trabalho desenvolvido por vinícolas mineiras e posso afirmar que é apaixonante testemunhar o amor e o empenho envolvido na produção dos nossos vinhos.    A viagem foi organizada pelas queridas Vanessa e Eveline, criadoras da confraria feminina Luluvinhas. No último dia 03, eu e mais 18 Lulus saímos de BH para conhecer a produção de vinhos e queijos da região. No dia seguinte, tínhamos programadas visitas à Vinícola Campo Alegre, pe